Liga Sagres 2009/10: Braga


Depois da excelente campanha do ano passado, em que brilhou internamente e na Europa, o SC Braga prepara-se para enfrentar a nova temporada com muitas mudanças no seio do seu grupo de trabalho.
A começar pela equipa técnica com Jesus a ser substituído por um promissor Domingos Paciência. Esta será mesmo a mudança mais importante entre as sofridas já que deverá trazer consigo uma alteração do esquema táctico que tanto sucesso teve com Jesus. Neste capítulo Domingos parece ainda indeciso entre o 4x4x2 clássico e o 4x3x3. E começa mal, para já, com a eliminação das competições europeias, tornando certo que a fantástica campanha europeia da época passada não será repetida.
Aos aspectos negativos Domingos pode ainda juntar as saídas de Paulo Jorge, Luís Aguiar, Orlando Sá, Rentería e César Peixoto, que eram peças importantes para a equipa. No entanto, o sempre empenhado António Salvador soube compensar essas saídas com algumas contratações de peso como Hugo Viana, Possebon ou Diogo Valente, aos quais pessoalmente junto a chegada de Fernando Alexandre e o regresso de Yazalde.
É, apesar de todos os "senãos", um quadro ambicioso este que o Braga tem para apresentar aos seus adeptos, sendo de esperar que esta equipa se mantenha intrometida entre os grandes na classificação da Liga Sagres. A bem da competitividade da nossa liga, espermos que por muitos e bons anos.

Entradas:
VenezuelaLouis PeñaEstudiantes de Mérida
PortugalYazaldeRio ave
PortugalF.AlexandreEst. Amadora
BrasilNey SantosEst. Amadora
PortugalCristianoSp. Braga
PortugalDiogo ValenteFC Porto
ItáliaPossebonMan. United (emp)
ZâmbiaRainford KalabaZesco United
BrasilPaulãoNaval
PortugalHugo VianaValencia (emp)
BrasilWanderleyCruzeiro

Saídas:
PortugalOrlando SáFC Porto
PortugalPaulo JorgeAPOEL
PortugalZé ManuelMerelinense
PortugalStélvioU. Leiria (emp)
PortugalCastanheiraChaves
BrasilWenderErmis Aradippou
PortugalPaulo SantosEstoril
PortugalMário FelgueirasV. Setúbal (emp)
PortugalPalmeiraEst. Amadora (emp)
BrasilEdimarCFR Cluj
PortugalCésar PeixotoBenfica
ColômbiaRenteriaAtl. Mineiro
UruguaiLuís AguiarDínamo Moscovo


Onze provável (ou possível):

As apostas do defeso09:
  • O craque: (de modo muito indeciso) Meyong
  • A revelação: Yazalde

5 comentários:

Pedro disse...

O onze provável não está mal visto mas é um 4x4x2, o que não parece ser o favorito do Domingos. O Frechaut vai perder o lugar. Uma das melhores aquisições é a do Kalaba. Este, o Possebon, o Leone, têm lugar seguro na equipa. O Madrid não é referido? O Vandinho não está no onze?

Pedro disse...

Já agora: onde está o Linz?

Martins disse...

Caro amigo, em relação ao esquema táctico, este tem sido um dos testados por DOmingos se fores ver os jogos que fez na pré-época. Quando aos nomes que referes há um problema: só jogam 11 de cada vez! Esta é só uma hipótese.

Leone é bom, mas está ao nível do Rodriguez e do Moises, nao me escandaliza que jogue qq combinação destes 3 jogadores.

estou convencido que Madrid parte em grande desvantagem em relação aos seus concorrentes pelo meio-campo Vandinho, Frechaut e F. Alexandre. Parece-me que Domingos tem dado preferência pelo Frechaut. O outro lugar do meio-campo preenchi-o com Viana mas poderá jogar qq um dos referidos. Possebon pode ser excelente mas vai ter q mostrar muito mais do que tem mostrado para ganhar lugar.

à semelhança da época passada Linz nao tem sido opção regular. Coloquei Yazalde como aposta pessoal, embora reconheça que há outros que podem ocupar o lugar.

Martins disse...

Ah, em relação ao Kalaba nao sei se será como dizes, pelo menos nao têm sido essas as indicações da pre-temporada. Talvez com o tempo ganhe lugar, mas dai a ter "lugar seguro" acho que ainda vai um bom bocado.

Cumps

Pedro disse...

Parece-me que tenho de lhe dar razão em muitas das coisas que diz. Por exemplo, o Possebon parece que já regressou a Manchester. Chegou agora o Adriano. O Vandinho tem sido efectivo e o Matheus e o Mossoró também têm jogado. O Diogo Valente e o Yazalde nem por isso.
Abraço.