Liga Europa


Já foi conhecida a nossa sorte na Liga Europa. O sorteio ditou que ficaremos integrados no Grupo I, juntamente com o Everton (Ing), AEK Atenas (Gré) e BATE Borisov (BR).
Não se trata de um grupo fácil, mas também não é um grupo de "bichos-papões"! Nada disso! Ainda assim, duas das equipas que tinha como "a evitar", Everton e AEK (apesar de haver bem piores), acabaram por nos calhar em em sorte. Paciência! Uma equipa cujos principais responsáveis já assumiram publicamente que é objectivo para a temporada ir longe nesta prova, não pode esperar que sejam os caprichos do sorteio a dar uma ajuda.
À partida, não me passa pela cabeça que a equipa não seja apurada para a fase seguinte.

O Everton é, aparentemente, o adversário mais complicado. 5º classificado na última edição da Premier League (embora pontualmente longe dos lugares cimeiros), os ingleses têm um plantel forte, decorado por algumas "estrelas" com algum renome, internacionais pelos respectivos países: Howard, Pienaar, Fellaini, Phil Neville, Tim Cahill, Arteta, Saha, ou Yakubu são apenas alguns exemplos.
Em termos de saídas, destaque para a perda de Lescott, para o Man City, entretanto duplamente colmatada pelas chegadas de Senderos e Distin.
Apesar das poucas mexidas significativas, a equipa parece estar ainda à procura da melhor forma, ocupando, por agora, o último lugar da tabela em Inglaterra. E aquela goleada com o Arsenal, logo a abrir, não terá sido o melhor estimulante.

O confronto com o AEK marcará o reencontro com Geraldo e Manduca, dois ex-benfiquistas que não deixaram grandes saudades por cá.
O 4º lugar no último campeonato, deixa adivinhar uma equipa longe do nível de um Olympiakos, que acabou a temporada 16 pontos acima na tabela. Ainda assim, Djebbour, Blanco, Németh ou o recém-chegado Roger Guerreiro são nomes que merecem toda a atenção. E, já se sabe, deslocações à Grécia são sempre MUITO complicadas! Esperemos que a deste ano nos corra melhor.

Já o Bate Borisov é a incógnita do grupo, desconhecidos que são do público português.
O facto desta equipa liderar destacadíssima o seu já adiantado campeonato (16 jornadas disputadas) é, à vista desarmada, o factor que deve estar a causar mais apreensão junto dos responsáveis benfiquistas neste momento.

Sem rodeios, a equipa tem a obrigação de passar esta fase. Vai fazê-lo, estou convencido disso.

Até breve.

Nenhum comentário: