Júlio César


Está oficialmente confirmado o há muito anunciado reforço para a baliza do Benfica. Júlio César assina por cinco anos.

Mais um arranque de... camioneta

O Benfica versão 2009/10 fez já 7 contratações: Patric, Shaffer, Saviola, Ramires, Javi García, Weldon e Keirrison. Há ainda que juntar os regressos de Coentrão e Sepsi, num total de 9 caras novas. A estes deverão ainda juntar-se mais dois: César Peixoto, que hoje faz o pleno na capa dos desportivos, e um guarda-redes. Como a vinda do internacional português deverá implicar a saída de Sepsi, temos um total de 10 (!) caras novas. Quase meio plantel!
O Benfica reforça-se muito e com bons jogadores, mas isso não implica que se reforce bem, pois acaba por mexer demasiado com a sua estrutura.
É certo que em termos de saídas, as de Suazo, Reyes e Katsouranis são as mais sonantes. O hondurenho, pelo que (não) fez e pela nova artilharia encarnada, deverá ser facilmente substituído. O espanhol terá como substituto entusiamante Di Maria, determinado a mostrar o que vale. Já o grego deixa como herança a pesada responsabilidade que recai sobre os ombros de Javi de o substituir. Não será fácil.
Já no ano passado o Benfica tinha feito 12 contratações e no ano anterior 15, com os resultados que se sabe. Este ano, quando nada o fazia prever, chega mais uma "camioneta" de reforços à Luz. A ver vamos se com melhores resultados do que nos últimos anos.

Keirrison


Um dos nomes do mercado que, por isso, dispensa apresentações. Keirrison está a ser dado como certo no Benfica. Mais uma dor de cabeça - das boas, como se diz na gíria futebolística - para Jesus, que terá que deixar, pelo menos, um de três "craques" no banco.

Actualização: aqui está o comunicado, sempre tão apreciado, que o Benfica enviou à CMVM:
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (...) vem confirmar que chegou a acordo com o Barcelona e o atleta Keirrison de Souza Carneiro para a cedência a título de empréstimo do referido jogador na presente época desportiva, estando prevista mais uma época de opção."

Balanço da pré-temporada

O meu ocupadíssimo mês de Julho não me tem deixado muito tempo para ver e muito menos para analisar com grande pormenor as exibições do Benfica. Ainda assim, julgo que é tempo de fazer uma primeira análise daquilo que tenho visto.


A posição de guarda-redes é uma daquelas em que tarda em haver total confiança no seu dono. Ainda assim, entre os adeptos Moreira é aquele que parece reunir maior consenso. O mesmo já não parece tão claro nas ideias de Jesus, que mostra ainda dúvidas sobre a quem vai entregar a baliza.
Fala-se ainda na vinda de novo guarda-redes, algo que poderá introduzir novos dados na luta pela baliza.


No seguimento daquilo que se disse em relação a Moreira, Quim já teve melhores dias na Luz. As exibições convincentes já não são a rotina de outrora e há mesmo quem ponha o seu lugar no plantel em causa.


Parecia condenado à partida, mas neste momento não é líquido que, a sair algum dos 3, seja Moretto o escolhido. Não que o brasileiro tenha deslumbrado, muito pelo contrário.


Veio com uma tarefa específica: ser alternativa a Maxi. O brasileiro não parece ser mau de todo, tem boa velocidade, mexe-se muito, ataca... mas a curto prazo estar na sombra do uruguaio é mesmo o máximo a que pode ambicionar. Não por demérito próprio mas antes por mérito de Maxi, que é, neste momento, uma das figuras do clube da Luz.


Raça, força, combatividade, competência e... amor à camisola. São estes os argumentos que fazem do uruguaio um dos principais jogadores do clube da Luz.
Quando muito se fala da escassez de portugueses do plantel do Benfica, Maxi dá o exemplo de como se pode dar tudo por um clube, mesmo sendo de outra nacionalidade.
É mais do que dono da lateral direita.


Começa a transformar as indicações da época passada em certezas e ganha cada vez mais confiança. Miguel Vitor prova que é uma aposta para durar e almeja a curto/médio prazo ser um dos donos do lugar no centro da defesa.
Aproveitou o arranque "em falso" dos seus principais concorrentes pela posição para ganhar pontos à custa de exibições consistentes e personalizadas.


O brasileiro começou a época lesionado e, por isso, vai ter que apanhar o comboio em andamento. Para já, parte em desvantagem.


Também começou a época lesionado, mas Jesus parece apostado em "forçar" que ganhe ritmo pois parece ser aposta para o lugar de titular, ao lado de Luisão.


Outro que chegou atrasado, mas a este poucos serão capazes de por em causa o seu lugar no centro da defesa. Um dos patrões da equipa.


A grande surpresa da pré-temporada. O "puto", que vinha só porque estava tudo lesionado, afinal mostrou que tem muito valor e confirmou as indicações que trazia do campeonato de juniores.
Tem um futuro promissor. Ainda assim, para já deverá manter-se nos juniores para jogar regularmente.


Uma boa surpresa este argentino. Jesus começou por apostar mais em Sepsi, levantando dúvidas sobre o seu valor. Mas depressa Shaffer as dissipou com exibições muito bem conseguidas, garra e uma excelente técnica.
Um dos candidatos a surpresa da temporada.


Continua sem se capaz de mostrar mais do que aquilo que já se esperava dele. Atacar até ataca, mas com pouca influência. Defender até defende, mas com pouca consistência.
Será alternativa a Shaffer.


A saída de Katso parecia abrir-lhe portas para se o dono do lugar mais recuado do meio campo, mas o francês não tem conseguido convencer totalmente. É uma posição que exige muito em entrega e equilíbrio e Yebda não tem mostrado ser capaz de emprestar isso à equipa.


A revelação da época passada parece que terá ainda de encontrar o seu espaço no novo Benfica. A trinco ou interior direito, Amorim é sempre um jogador útil e competente e estará à espera da primeira oportunidade para ganhar o lugar. Seja ele qual for.


Os 7 milhões que trouxeram Javi para a luz fazem os benfiquistas sonhar com um grande reforço. O espanhol veio do Real Madrid bem referenciado pelos técnicos, mas mal pelos adeptos. Na Luz ainda não teve tempo para mostrar nada.


Martins tem-se mostrado um jogador muito útil no esquema de Jesus. Ora na direita, ora no meio, vai levando a água ao seu moinho. Embora não seja um previsível titular, deverá acabar a época com muitos minutos nas pernas.


Veio como craque e custou como um craque. Tem em resistência o que lhe falta em força, e é um poço de entrega. Ainda não teve tempo para mostrar muito, mas são previsíveis algumas dificuldades de adaptação ao nosso futebol, mais rápido que o brasileiro.


Sem problemas físicos e a jogar na posição que sempre deveria ter jogado. É este o novo Aimar. E com ele parece ter chegado um novo Benfica, com um novo patrão a meio campo.


A época de explosão de Di Maria é aquilo que os benfiquistas esperam. O argentino parece ser aposta de Jesus para o lado esquerdo do losango. Di Maria, confiante, tem correspondido.


Uma promessa que tem aqui a oportunidade de ganhar minutos com a camisola encarnada. Boa técnica e velocidade são os seus argumentos de desequilibrador. Tem-lhe faltado maior consistência para poder dar perspectivas de render 90 minutos a um bom nível.


Bom jogador este uruguaio. É rápido e tem boa técnica, mas tem dificuldades para se adaptar ao novo esquema táctico, onde lhe é pedida outra capacidade física. Fala-se na hipótese de sair para rodar e crescer.


De Nuno Gomes é esperado o mesmo das últimas temporadas: experiência e qualidade técnica e táctica. Falta-lhe o fulgor de outros tempos, mas é sempre um jogador útil e influente.


O craque argentino é a contratação sonante (embora não a mais cara) da temporada. Velocidade, técnica, inteligência e faro pelo golo são os argumentos que tem demonstrado nos primeiros jogos de águia ao peito. Mas de Saviola os benfiquistas esperam mais, muito mais!


Mantém o lugar cativo no plantel e esta deverá ser uma temporada à semelhança das últimas: poucos minutos, mas muita alegria.


Esta promete ser a grande temporada de Cardozo no Benfica. Pelo menos é isso que as exibições de pré-temporada têm prometido. O casamento com Saviola promete golos, muitos golos.


Acabou de chegar, mas é bom que comece rapidamente a contrariar a desconfiança com que os adeptos encaram a sua contratação. Velocidade e golos são o seu cartão de visita, mas sempre com camisolas de menor expressão vestidas.

Lulinha em Portugal


19 anos, mais de 80 jogos pela equipa principal do Corinthians e um auspicioso percurso pelas selecções jovens brasileiras. Foram estes os dados que levaram Benfica, Werder Bremen e Celta de Vigo, entre outros, a manifestar interesse em Lulinha, médio ofensivo da equipa de São Paulo.
Curiosamente, o Corinthians anunciou no dia de hoje que irá ceder este jogador ao Estoril-Praia. Um desfecho, no mínimo, inesperado!

Marcel e o regresso


A imprensa portuguesa e não só deu hoje como certo o regresso do avançado Marcel ao Benfica. Talvez tenha havido aqui alguma precipitação, dado que ainda não há qualquer confirmação oficial desta notícia. Mas também não há desmentidos oficiais...
Vamos por partes:
  • Jorge Jesus tem por norma trabalhar com 5 avançados. O Benfica tem Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Weldon e... Mantorras. Bem, ninguém sabe se o Mantorras entra para este tipo de contabilidade. Em caso negativo, haverá ainda lugar para mais um e Marcel poderá ser a solução;
  • Jorge Jesus gosta de Marcel;
  • Marcel quer voltar ao Benfica;
  • O contrato de cedência de Marcel ao Vissel Kobe é valido até dezembro próximo, algo que pode dificultar as coisas;

Keirrison?


Segundo a imprensa espanhola notícia hoje, Keirrison, jogador recém-contratado pelo Barça, poderá ser emprestado ao Benfica.
No seu site oficial o Barcelona, pela voz de Guardiola, apenas confirma a intenção de fazer o jogador rodar noutro clue, embora não avance com o nome deste.
Por outro lado, o Benfica acaba de contratar Weldon. Continuará no mercado por um avançado?

Stoijkovic?


O Benfica sempre foi clube de deixar sair muita informação para os meios de comunicação. Fala-se muito, especula-se muito, mandam-se uns nomes para o ar também... Mas o mais assustador é que se descobre sempre que 90% dos casos são verdadeiros!
Um dos últimos "rumores" lançados refere a possibilidade de Stoijkovic, guarda-redes de pouco sussesso em Alvalade, vir a reforçar o Benfica num negócio feito à base de trocas de jogadores.
Será isto possível?
E que jogadores poderiam ser envolvidos na troca? Makukula? Balboa? Jorge Ribeiro? Freddy Adu? Zoro? Moretto? Binya? Luis Filipe?
Hmmmm... Algo me diz que isto não deve ter pernas para andar?

Porto avança para Prediger


Segundo o jornal Record, o Porto apresentou uma proposta pelo trinco argentino de 22 anos, Sebastián Prediger.
Segundo a mesma fonte, o negócio estará praticamente fechado e o jogador chegará ao Porto nos próximos dias.

Ankara quê? Não, Colónia!


Afinal parece que o jogador internacional português Maniche não jogará nos turcos do Ankaraguçu, mas antes nos alemães do colónia, onde será companheiro dos nossos conhecidos Petit e Geromel.
Segundo responsáveis do próprio clube alemão, faltam apenas os exames médicos para que a transferência se torne oficial.
Se ainda tem esperanças de poder ir ao (hipotético!) Mundial, foi a melhor coisinha que fez.

Keylor Navas


Segundo o Portal Cadista, o Benfica faz parte da lista de interessados no guarda-redes costa-riquenho de 22 anos, Keylor Navas. Caso o clube português decida avançar para a sua contratação, deverá contar com a concorrência do Cádiz, do Albacete e dos Holandeses do Twente.

Mais sobre ste jogador, aqui.

Maradona atento


Três jogos de pré-temporada, outros tantos golos e boas indicações q.b. É este, para já, o balanço de Saviola no Benfica.
Quem parece estar feliz é Maradona por Saviola ter encontrado um local onde poderá voltar a mostrar-se e já fala no seu possível regresso à selecção.
Maradona diz gostar muito de Saviola e não lhe poupa elogios embora reconheça que este necessita melhorar a sua condição física.

A resposta


Parece estar prestes a ser dada a resposta à pergunta que coloquei no post anterior. O escolhido para reforçar a posição 6 do Benfica deverá ser Javi García, jogador formado no Real Madrid e que ainda integra os quadros do clube vice-campeão espanhol. Na época 2007-08, García integrou o plantel do Osasuna, tendo-se destacada como um dos bons valores da liga espanhola e valendo-lhe o regresso ao plantel do Real.
Com jogadores em excesso, o Real Madrid mostra-se interessado em negociar o atleta por empréstimo para a Luz. O Benfica deverá ficar com opção de compra no final da época.

Um destes?

O Benfica procura um joogador para o lugar de trinco. Yebda, Ruben Amorim e Fellipe Bastos são as opções para o lugar, mas Jorge Jesus não estará totalmente satisfeito com estas opções. estão de pé, inclusivamente, as hipóteses de Yebda rumar ao Everton ou Fiorentina, que pretendem o jogador, ou de Bastos ser emprestado.
Diz-se que nos próximos dias haverá novidades, e ultimamente têm sido falados os nomes dos seguintes jogadores:

Sebastian Prediger (Cólon)

Mathías Cardacio (AC Milan)

Willians (Flamengo)

Javi García (Real Madrid)

Walter Gargano (Nápoles)

Carlos Eduardo


Segundo o Le Figaro, o Porto estará incluído no lote de interessados em Carlos Eduardo, médio ofensivo que representa os alemães do Hoffenheim. PSG, Zenit, Wolfsburg e AC Milan são a concorrência dos portistas no concurso deste jogador, avaliado em mais de 10 milhões de euros.

Everton pensa em Yebda


O jogador franco-argelino de 25 anos que alinha no Benfica poderá ser a alternativa do Everton a Defour, do Standard. Esta troca de alvos poderia permitir aos "Tofees" poupar cerca de 10 milhões de euros, já que se estima que o jogador do Benfica poderá ser transferido por cerca de 5 milhões.

[O mercado a mexer]



A propósito de bombas...

Isto pode ser facilmente interpretado como azia. E se calhar é mesmo! Provavelmente é... Mas estas guerrinhas entre Porto e Benfica, dos constantes ataques e "boquinhas" começa a causar-me um certo enjoo.
Reconheço ao Porto o mérito pelo sucesso desportivo que tem alcançado, tendo provado com clareza que tem, de facto, a equipa mais forte do nosso campeonato. A sua superioridade é algo que não me custa admitir e convivo bem com isso. No entanto, entendo que a postura de alguns dos principais "actores", como sejam dirigentes e generalidade dos adeptos, não é uma postura de campeões! E isso entristece-me bastante.
Propositadamente esta postagem não tem links, embora não me faltassem notícias com interesse para este assunto. Prefiro assim, embora todos devam saber a que notícias e declarações me refiro. E já agora aproveito para comunicar que este blog "fechou a loja" no que diz respeiro a notícias relaccionadas com esta "guerrinha". Se querem BOMBAS procurem-nas noutros "tascos".

Nova novela


German Denis é o novo alvo do Benfica para reforçar o ataque. Avançado internacional argentino, é forte fisicamente e representou o Nápoles na última temporada, para onde se transferiu a troco de 6 milhões de euros.
Resta saber quanto tempo durará esta novela e como acabará.

Não é que parece que acertei?!


Conforme "insinuei" ontem, Radamel Falcao Garcia deverá mesmo estar a caminho do Porto! É de uma falta de originalidade tremenda esta "alfinetada"...

Devo dizer que com esta o Porto desilude-me. Embora seja Benfiquista, confesso que admiro em muito a gestão desportiva que vem sendo feita no Dragão. Mas esta mania de dar "alfinetadas" ao Benfica parece-me que começa a retirar algum discernimento às contratações do Porto. Falcao não me parece ser nada de especial enquanto jogador. Para ser suplente no Benfica até poderia ser um jogador interessante, agora para substituir Lisandro no onze do Porto já não me parece estar à altura.

Fica a sensação de que o Porto se virou para Falcao, não por ser o jogador que estes queriam, mas antes por ser o jogador que o Benfica queria. E isso, não só é ridículo como é... estúpido!

Claro, pode também acontecer que seja eu quem está enganado e Falcao seja mesmo craque! Mas nesse caso terá que provar que de facto é mesmo muito bom! E isso cá estarei eu para ver...

Falcao não casa bem com a águia


O Benfica colocou no seu site oficial uma nota em que dá conta da "desistência" de Radamel Falcao, que assim deixa de fazer parte dos planos para a próxima época.
Mas vejamos, esta já não foi a primeira vez que o Benfica falhou uma contratação! Então porque é que desta vez terão sentido a necessidade de publicar esta nota a dar conta da desistência? Eu tenho cá um palpite que ainda vamos ouvir falar deste menino por cá, talvez vestido com outras cores... Embora também venha sendo noticiado o interesse de clubes ingleses, nomeadamente o Liverpool e o West Ham. Mas enfim, é só o meu palpite.

Lisandro Lopez no Lyon!


A internet começa a ser bombardeada com notícias que dão como certa a saída de Lisandro para os franceses do O.Lyon, a troco de 24 milhões de euros (que poderá passar a 28!).

Ver mais aqui, aqui ou aqui.

Comunicado à CMVM aqui.

Uma pena!


Pode não ser jogador de clube grande (pelo menos para já), mas era um dos bons valores da nossa liga, útil para qualquer equipa.
Confesso que me faz confusão ver este jogador trocar o 6º classificado do nosso último campeonato, onde se destacou, pelo 17º (!) classificado da 2ª liga espanhola! E dá-me pena, uma grande pena!
Mas enfim, o problema é o dinheiro, não é? Que se vai fazer?...